Espiritualidade Cristã

“O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.” (João 3:6)

Espiritualidade cristã é a vida conduzida pelo Espírito Santo no caminho do seguir a Cristo. Somos várias vezes exortados, nas Escrituras, a ter um comportamento espiritual: andar no Espírito, encher-se do Espírito, não extinguir o Espírito, não entristecer o Espírito. Somos abençoados pelas Escrituras com a comunhão do Espírito Santo, somos batizados em nome do Espírito Santo (como do Pai e do Filho). As palavras da Escritura são enfáticas: aquele que não tem o Espírito de Cristo não pertence a ele (Rm. 8:9).

Mas o que significa cada uma dessas coisas? Como andar no Espírito? Como encher-se do Espírito? Como essa comunhão com o Espírito Santo se manifesta em nossa vida concreta? É possível ter uma vida espiritual?

Na vida cristã, a espiritualidade e a santidade são duas faces da mesma moeda. Não é sem razão que o Espírito é chamado Espírito Santo. O Espírito Santo sempre se doa a nós como tudo o que ele é, como Espírito e como Santo, e por isso toda manifestação de espiritualidade é também manifestação de santidade, e vice versa.

Parece, entretanto, que quando falamos em santidade, evocamos experiências de peso, de privação, de mandamento, de dureza, de mortificação, enquanto a espiritualidade é uma palavra muito mais leve, e nos lembra de alegria, de prazer, de graça, de vida. A espiritualidade talvez pareça ser mais bela que a santidade. Por que é assim?

Nessa série de mensagens, pretendo tratar dessas questões a partir de diversos ângulos em que a espiritualidade se manifesta, como a culpa e o perdão, o sofrimento e a alegria, a oração e a tentação, a partilha e o silêncio, na reflexão e na ação. Seja bem vindo!

G. M. Brasilino

Espiritualidade Cristã (1): A culpa

Espiritualidade Cristã (2): O corpo

Espiritualidade Cristã (3): A gratidão

Espiritualidade Cristã (4): A pobreza de espírito

Espiritualidade Cristã (5): A hipocrisia

Espiritualidade Cristã (6): A disciplina

Espiritualidade Cristã (7): A oração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s