Até Deus faz votos de casamento

votos-de-casamento

“Eu, N., recebo-te, N., por minha esposa, de hoje em diante: para o melhor e o pior, na riqueza e na pobreza, na doença e na saúde, para amar-te e honrar-te, até que a morte nos separe, segundo a santa lei de Deus. Este é o meu voto solene.” (LOCb, Rito de Matrimônio II)

Eu considero os votos a parte mais bonita de uma celebração de casamento. Ainda que haja símbolos muito bonitos nas diversas tradições de ritos matrimoniais, como a troca de alianças, as coroas, as bênçãos e orações, os votos de casamento são a razão por trás de toda a celebração, de certa maneira. Eles expressam o compromisso perene que um casal assume de viver o casamento como Deus o quis, em amor e fidelidade.

Embora a Sagrada Escritura não diga expressamente que os noivos precisem fazer votos, a importância dos votos deriva da própria noção de casamento como aliança, que aparece, por exemplo, em Ml. 2:14, no contexto da condenação do divórcio: “Porque o Senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, e a mulher da tua aliança.” Se entendemos que o casamento não pode ser involuntário (ainda que possa ser indesejado), os votos representam uma expressão voluntária de compromisso de vida.

A noção de aliança também representa o relacionamento entre Deus e o seu povo, e é natural que, por analogia, essas duas alianças fossem identificadas. Assim como um homem e uma mulher fazer uma aliança, um pacto, de serem um do outro, Deus e o seu povo fazem um pacto de serem um do outro, de modo que várias vezes no Antigo Testamento o pacto entre Deus e Israel é representado como casamento.

Passando eu por junto de ti, vi-te,
e eis que o teu tempo era tempo de amores;
estendi sobre ti as abas do meu manto e cobri a tua nudez;
dei-te juramento e entrei em aliança contigo, diz o SENHOR Deus;
e passaste a ser minha.”
(Ezequiel 16:8)

Como votos e tudo mais.

G. M. Brasilino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s