A Santíssima Trindade | Resumão

– É a doutrina mais importante da religião cristã.

– A doutrina da Trindade pode ser demonstrada usando a Bíblia, mas não está toda explícita.

– Uma mesma essência divina, três pessoas consubstanciais (Fórmula Capadócia). Não confundir as pessoas, nem separar a essência (natureza divina).

– Não são três partes de Deus. Cada pessoa é a natureza divina inteira.

– O Pai é ingerado e o princípio eterno da divindade. O Filho é gerado eternamente do Pai. O Espírito procede do Pai através do Filho. Essas relações (paternidade, filiação, processão) distinguem as pessoas incriadas. Sem isso, a doutrina colapsa no modalismo.

– Na Trindade, há uma só essência, uma só divindade, um só poder, uma só vontade, uma só energia, um único princípio, uma única autoridade, um único domínio, uma única soberania. Não há subordinação eterna na Trindade.

– A palavra “pessoa” equivale a “hipóstase” ou “subsistência”. Tem sentido metafísico. Não faz referência à psicologia da pessoa humana. Não há três mentes independentes em Deus, mas uma mente infinita (sem prejuízo da Encarnação), que é predicada de cada pessoa.

– A Trindade Imanente (Ontológica) indica quem e o que Deus é. A Trindade Econômica é como Deus age e se revela às criaturas, particularmente na criação e na redenção. Em razão disso, certas atividades e predicados, mesmo pertencendo aos três, são mais apropriadas a uma das pessoas.

– Há várias analogias úteis para a Trindade. Mas nenhuma criatura é exatamente como a Trindade.

– As pessoas da Trindade são coinerentes e inseparáveis; suas obras exteriores são indivisíveis. Opera trinitatis ad extra indivisa sunt.

Rev. Gyordano M. Brasilino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s